Luís Fernando Paina. Diretor artístico e regente da Orquestra de Sopros de Fernandópolis. Graduado em educação física, com especialização em educação especial, criou diversos projetos da orquestra, trazendo um dinamismo incontestável à instituição.
Iniciou seus estudos musicais na própria Corporação Musical de Fernandópolis, aperfeiçoando-se mais tarde como saxofonista e clarinetista no Conservatório de Tatuí, participando de inúmeros cursos com renomados professores, como James Houlik (EUA), Milles Osland (EUA), Carlos Malta, Humberto Araújo, Felipe Sales e Vandin Arski. Na área de regência para bandas, estudou com o maestro Jonas S. Ferreira em São José do Rio Preto e, posteriormente, com o maestro Dario Sotelo no Conservatório de Tatuí.
Participou de diversos festivais em Campos do Jordão e Tatuí, recebendo orientações de importantes regentes, como Richard Miles (EUA), Dr. H. Dwight Satterwhite (EUA), Cel. Arnold Gabriel (EUA) e Pamela Bustos (EUA).
Registrou presença no “1º Encontro de Compositores, Arranjadores e Maestros para Banda do Memorial da América Latina”, na cidade de São Paulo. Em 2010 e 2011, foi professor no “Festival de Inverno de Ouro Preto”, onde também dirigiu a banda do festival.